quarta-feira, 31 de julho de 2019

Correção das questões de Arte - Arte Barroca

Caros alunos

Segue abaixo a correção das questões de 1 a 6 das páginas 64 e 65:

1.)A arquitetura, nesse estilo, apresenta-se como uma reação as formas ordenadas do Renascimento. Aparecem curvas, arcos decorados, reentrâncias, jogos de luzes.

2.)Resposta pessoal. Exemplo: Berrini.

3.)O termo barroco exprime uma tendência geral de linhas curvas e quebradas. de abundância de detalhes e de visões cenográficas de grandiosos efeitos. Predominam no barroco a emoção e não a razão.
O barroco tem mais força na arquitetura e na escultura, mas também ganha bonitos efeitos na pintura. Os tetos pintados estavam em moda nesse período.
As obras exprimem uma visão trágica da realidade, apresentando formas exageradas e grandes efeitos de luz e sombra. Muitos personagens parecem flutuar no ar dos tetos: é o que se chamam de ilusionismo.
Dentre os pintores barrocos europeus, destacamos dois italianos: Caravaggio, Tintoretto e Andrea del Pozzo.

4.)Resposta pessoal. Exemplo: Barroco holandês: Rembrandt e barroco francês: Nicola Poussin.

5.)O rococó foi um estilo rico e muito usado pela classe dominante, que havia praticamente perdido o contato com o homem do campo e com os problemas sociais que afligiam o homem da cidade. Enquanto essa sociedade rica estava longe dos problemas sociais, um grupo de grandes pensadores e escritores (iluministas e enciclopedistas) preparava o panorama da Revolução Francesa, que viria a acontecer próximo ao final do século, mudando completamente a mentalidade social da França e do mundo. As manifestações artísticas (arquitetura, escultura e pintura) ressentiram-se dos contrastes sociais.

6.)O fato de Minas ter servido de cenário nesse período para um surto de efervescência artística não foi mera coincidência. Na América Colonial portuguesa e em zonas de mineração como Ouro Preto no Brasil, se localizavam os principais centros de irradiação artística e cultural. No litoral, o barroco trazido da Europa manteve-se menos independente, mais atado à metrópole. No interior o estilo viu-se obrigado pelas circunstâncias a adotar soluções próprias, tornando-se mais original. Por isso, muitos estudiosos costumavam ver na arte mineira do séc. XVIII a expressão mais brasileira do barroco no Brasil, enquanto a arte na Bahia, por exemplo, conserva-se bem mais "portuguesa". Há ainda uma outra distinção fundamental entre o barroco mineiro e o baiano: este último reflete os gostos de uma sociedade rural e aristocrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário